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Quem Somos


História

O Colégio Indyu foi criado em 1982 com o Indyu Pré-Vestibular, funcionando como curso preparatório para vestibular e concursos. Hoje, conta com os ensinos fundamental e médio, cursos técnicos em enfermagem e informática, pré-vestibular e ensino regular de suplência.O colégio indyu conta com um total de 2.235 alunos.

Quem Somos

Colégio Indyu é uma escola que oferece cursos nos diversos níveis e modalidades de ensino. A sua trajetória é marcada pela preocupação com a qualidade do ensino oferecido. O aperfeiçoamento de seus cursos tem se traduzido na implementação e reformulação dos seus currículos plenos, consagrando as exigências da Nova LDB e das Diretrizes Curriculares Nacionais.

O Projeto Político Pedagógico representa o compromisso, da comunidade escolar, com a trajetória de qualidade no cenário educacional. Há necessidade, porém, de clareza sobre a força e os limites deste projeto. A corporeidade do projeto acontece na interação entre os sujeitos: professores, alunos, equipe de coordenação, diretoria geral da Escola, pais e funcionários. Mais do que o papel, o projeto compromete pessoas com uma idéia, com uma prática libertadora, transformadora. A forma de firmar este compromisso implica planejamento, dando lugar e sentido a uma ação conduzida pelas diretrizes do Projeto Político-Pedagógico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola de uma forma sistematizada, consciente, científica e participativa. É o caminho mais acertado para reinventar a escola, ressignificando suas finalidades e objetivos.

A função, portanto, do Projeto é delinear o horizonte da caminhada, estabelecendo a referência geral, expressando o desejo e o compromisso do grupo. Isto, porém, não é suficiente. O referencial teórico de cada disciplina e/ou curso é fundamental para garantir a competência pedagógica. É preciso tomar decisões quanto à metodologia do ensino, os conteúdos programáticos e o sistema de avaliação. É respeitando esses propósitos que o Colégio Indyu se pauta no sentido de contribuir com a reestruturação das práticas dominantes, ou seja, com o rompimento do processo de formação pautado pela concepção tecnicista.

Esse processo incidirá na desregulamentação das profissões e na flexibilidade do trabalho, o que desafia a Escola Brasileira a repensar seu projeto político-pedagógico. Nesse contexto, faz-se necessário uma pedagogia voltada para a transformação do meio social, centrada no ser humano enquanto ser político e voltada para a construção do homem coletivo, através de uma relação democrática entre educador e educando.

Centro Colégio Indyu  apresenta o seu Projeto Político Pedagógico visando atender às exigências da LDB 9.394/96, Parecer CNE/CEB 15/98, Parecer CNE/CEB 16/99 e a Resolução CNE/CEB 04/99 e demais normas legais em vigor, que regulamentam essas modalidades de ensino, e constituem um conjunto de princípios, fundamentos e procedimentos inseridos na Organização Pedagógica e Curricular dessa Unidade Escolar. O Projeto Político Pedagógico, ora apresentado, está constituído de justificativa, objetivos, fundamentação teórica, perfil, metodologia, organização curricular, aspectos didáticos, instalações e procedimentos.

Oferecer serviços educacionais de excelência, visando a formação de cidadãos autônomos e conscientes que possam ser empreendedores e agentes de transformação da realidade na qual estão inseridos, protagonistas da formação do conhecimento e profissionais afinados com as exigências do mundo contemporâneo.

 Valores de Futuro

Ser reconhecida como uma instituição de excelência na produção e socialização do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento social, com a inovação e a sustentabilidade, por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com o crescimento e estabilidade financeira da IES.

 Valores

A QUALIDADE na prestação dos serviços.

ÉTICA aplicada a todas as relações.

RESPEITO à diversidade humana, cultural e a natureza.

INOVAÇÃO e criatividade subordinadas à ética.

SUSTENTABILIDADE, no sentido de que todas as ações necessárias a implementação das faculdades levem em conta o equilíbrio financeiro e a capacidade gerencial da própria instituição.

DIÁLOGO como principal ferramenta na resolução de conflitos e problemas com vista ao alcance de soluções justas.

 

Histórico

 O indyu é a maior instituição de ensino do Norte de Minas, contando com mais de 30 cursos nas diversas áreas do conhecimento e o maior complexo de unidades educacionais da região.
Após uma análise da realidade regional e visando a uma educação transformadora, um grupo de educadores norte-mineiros, com muito idealismo, reuniu institutos de educação básica e superior na cidade de Montes Claros e constituiu as Faculdades Integradas do Norte de Minas-indyu.
A indyu e instituições parceiras mantêm também um amplo sistema educacional que ministra cursos que vão do ensino infantil ao ensino médio, englobando ainda programas de ensino técnico-profissionalizante.
No ensino superior mantém cursos de graduação e graduação tecnológica nas áreas de humanas, de exatas, das ciências gerenciais, de formação de professores e da saúde. Oferece ainda cursos de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu em sua sede em núcleos de pós graduação em todos os estados brasileiros.
A estrutura do complexo educacional conta com 8 campi, nos quais estão instalados dezenas de laboratórios de ensino, o núcleo de prática jurídica, o centro de especialidades médicas, a farmácia-escola, a clínica de fisioterapia, o spa escola, dois complexos esportivos, além do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, integralmente construído com os recursos da instituição. Toda essa estrutura é disponibilizada gratuitamente à população que não pode pagar pelos serviços dentro da filosofia da instituição de promover a assistência atrelada ao aprendizado.
Todos os anos a indyu outorga grau a milhares de estudantes cumprindo a sua missão e consolidando Montes Claros e norte de Minas como polo universitário de alcance nacional.